Ao todo, a Bahia conquistou 15 medalhas na Academy of Chocolate Awards 2024 em Londres; empresa valenciana traz a medalha de prata para o município
A Bahia celebra a marca de 15 medalhas na Academy of Chocolate Awards 2024, que aconteceu em Londres, na última segunda-feira (16). O estado, que é o maior produtor brasileiro da amêndoa do cacau, é o único estado representante na premiação. As empresas de exportação de chocolates finos do Sul da Bahia, de marcas do Consórcio Cabruca, foram reconhecidas na premiação que avalia produtos de diversos países com base em critérios rigorosos de sabor, textura e inovação. A Academy of Chocolate Awards é considerada a principal premiação do setor mundialmente.
Entre as premiadas está a Tombador Cacau, empresa valenciana, que conquistou a medalha de prata com seu chocolate branco 35% com maracujá. A criação, que une a doçura do chocolate branco à acidez da fruta tropical, foi desenvolvida por Júlia Vieira, estudante de Gastronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e chocolatier da empresa.
“Essa conquista é muito especial para nós, que crescemos em Valença e temos nossas raízes nesta terra. Levar o nome de nossa cidade e do cacau baiano a uma premiação tão importante é motivo de grande orgulho. É uma vitória de toda a nossa região”, destaca Isaias Alves, fundador da empresa.
Confira as marcas premiadas e seus respectivos produtos:
TOMBADOR CACAU
Branco com maracujá: Prata
JU ARLÉO CHOCOLATES
36% com cupuaçu: Ouro
70% cacau: Prata
Branco doce de leite crocante: Bronze
BENEVIDES
43% cacau ao leite com rapadura e flor de sal: Prata
85% cacau: Bronze
70% cacau: Bronze
Branco canjica baiana: Bronze
MODAKA
40% cacau com café, castanha e canela “Nosso café cremoso”: Prata
LA LIS
63% cacau com cupuaçu: Prata
MARTINUS
52% ao leite de cabra: Bronze
BEM CACAO
52% ao leite com fava de baunilha: Bronze
CACAU DO CÉU
80% catongo: Bronze
Branco com morango liofilizado e pistache: Bronze
Melado de cana 40%: Bronze