Após relatório da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revelar que várias marcas de pão de forma no Brasil apresentam níveis de álcool que poderiam interferir em resultados de teste do bafômetro, o Detran de Goiás resolveu fazer um teste para tirar a prova e a resposta realmente foi: positivo.
Em vídeo publicado nas redes sociais do departamento na quinta-feira (18), a assessora come três fatias de pão e, em seguida, já assopra o aparelho, que aponta o nível de álcool de 0,12 g/l.
A tolerância do Detran é apenas de 0,4 g/l. Desta forma, três fatias de pão seriam suficientes para reprovar um motorista em uma blitz trânsito
Contudo, após a repercussão do teste nas redes, o departamento explicou que ninguém vai ser preso por comer pão: é só esperar, pelo menos, 3 minutos para pegar no volante após ingerir alimentos que possuam álcool na composição.
As fontes do álcool no pão de forma
A médica nutróloga Thais Aquino explica que a própria fermentação natural do pão pode gerar a presença do álcool no pão, mas que a substância também é comum em outros alimentos e medicamentos.
Segundo a pesquisa da Proteste, seis das dez marcas de pão de forma mais consumidas no Brasil têm teor alcoólico que ultrapassa o limite de 0,5%, estabelecido pela legislação brasileira para bebidas não alcoólicas.
As marcas destes pão de forma são:
- Visconti: 3,37%
- Bauducco:1,17%
- Wickbold 5 Zeros:0,89%
- Wickbold Sem Glúten:0,66%
- Wickbold Leve:0,52%
- Panco:0,51%