Valença avança com estudos para implantação do anel viário

Com o objetivo de aliviar o tráfego e garantir mais fluidez no centro da cidade, a Prefeitura de Valença, em parceria com o Governo do Estado, está avançando com os estudos para a implantação de um contorno viário no município. O projeto faz parte do Programa PRO-RODOVIAS, uma iniciativa de infraestrutura do governo estadual, com financiamento assegurado do Banco Mundial (BIRD).

A coordenadora Ambiental do PRO-RODOVIAS, Regina Bergman, destacou a importância de um planejamento detalhado e com responsabilidade ambiental. “Os contornos viários da BA-001 são um subcomponente do Programa PRO-RODOVIAS, financiado pelo Banco Mundial. Para a implantação do contorno em Valença, foram propostas três alternativas de traçado baseadas em estudos preliminares de engenharia e socioambientais. O melhor projeto, que apresentar menos impactos e a melhor solução de engenharia, será o escolhido para execução”, afirmou.

O prefeito Marcos Medrado celebrou o avanço da iniciativa.
“Este anel viário é um passo decisivo para o desenvolvimento de Valença. Vamos reduzir o tráfego pesado no centro, melhorar a mobilidade urbana e garantir mais qualidade de vida para a população, além de impulsionar o turismo e a economia local.”

Além de desafogar o trânsito, o projeto prevê uma série de benefícios para a cidade, como a redução da emissão de poluentes, a melhoria na segurança viária e o fortalecimento das atividades relacionadas ao turismo.

Atualmente, a equipe responsável pela obra está na Fase A, que consiste nos estudos preliminares. Esta etapa inclui a análise técnica das alternativas de traçado e a escuta popular, com a aplicação de questionários e entrevistas com a comunidade local. A conclusão do processo de planejamento está prevista para ocorrer até 2026. A equipe do projeto ressaltou a disponibilidade de um Mecanismo de Reclamações (MGIR), que permitirá à população apresentar dúvidas e sugestões ao longo da execução da obra.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *