Prefeitura de Valença participa do lançamento do projeto PROT’AIR: Turismo Sustentável em Áreas Protegidas

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Valença acompanhou o lançamento do projeto PROT’AIR: Turismo Sustentável em Áreas Protegidas, que aconteceu no Centro Turístico do SESI. Na ocasião, a Vice-prefeita, Lorena Mercês, o Secretário de Turismo, Vidalto Oiticica e a Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela Magalhães, estiveram presentes.

O evento reuniu diversos gestores, empreendedores e representantes do Baixo Sul que acompanharam a apresentação dos membros da delegação francesa e do projeto PROT’AIR.

A Especialista em Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia e Responsável pelo projeto PROT’AIR, Maiana Pitombo, destacou que o projeto é uma parceria com a Federação dos Parques Naturais Regionais da França (FPNRF), e “visa o fortalecimento do turismo sustentável em áreas protegidas, capacitação de jovens e valorização da agricultura familiar.”

Maria Eduarda Sampaio, é servidora do Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Inema) e Gestora da Área de Proteção Ambiental Caminhos Ecológicos da Boa Esperança e Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães, e coordenou a primeira reunião ordinária do novo mandato dos Conselhos Gestores das unidades de conservação, parte da programação desta sexta-feira (25), que aconteceu em Valença.

Além da apresentação do projeto, aconteceram oficinas que diagnosticaram agroecologia e agricultura familiar e os atrativos turísticos e gastronômicos da Área de Proteção Ambiental Caminhos Ecológicos da Boa Esperança.

A delegação francesa chegou à Bahia com o objetivo de fortalecer o Projeto PROTAIR, identificar e criar áreas onde possam construir e trabalhar corredores ecológicos para a manutenção da biodiversidade de uma maneira sustentável, além de promover a cooperação internacional nas áreas de gestão ambiental e ecoturismo. Esse primeiro encontro faz parte de uma etapa importante que visa levantar informações e elaborar dados sobre o município.

Aqui no Baixo Sul se tem uma riqueza enorme acerca da agricultura familiar, da gastronomia e cultura. “Nós queremos compartilhar essas experiências na França e no Estado para valorizar o que o território tem”, pontuou a Engenheira Agrônoma, Morgane Brites, que faz parte da delegação francesa.

No domingo (27), seguindo a programação, a delegação francesa faz visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na Fazenda Água Branca, Jiquiriçá, zona rural de Valença.

SECOM PMV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *