28 de novembro de 2024 – A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (28) uma série de ações em cinco municípios da Bahia como parte da segunda fase da Operação Anóxia. Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Alcobaça, Itororó, Vitória da Conquista, Salvador e Santa Luzia, com o objetivo de combater crimes relacionados à fraude em licitações e desvios de recursos públicos.
Os mandados, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, investigam irregularidades na contratação de uma empresa especializada em terceirização de mão de obra para atender demandas da Prefeitura Municipal de Santa Luzia. A apuração preliminar identificou um superfaturamento superior a 34% em valores pagos à empresa, que recebeu mais de R$ 7 milhões do Fundo Municipal de Saúde desde o início do contrato, em 2021.
De acordo com a PF, os investigados poderão responder por diversos crimes, incluindo frustração do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação, apropriação indébita previdenciária, estelionato, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.
A Operação Anóxia visa aprofundar as investigações sobre um esquema de desvio de recursos públicos que impacta diretamente serviços essenciais, como os da área de saúde. A PF destacou que as medidas visam garantir a integridade dos recursos públicos e a punição dos envolvidos.
As investigações continuam, e a PF não descarta novas fases da operação ou a ampliação das denúncias contra os envolvidos.