O Palmeiras ultrapassou o Corinthians e se tornou a segunda marca mais forte do futebol brasileiro, segundo o relatório da consultoria de avaliação de marcas Brand Finance Futebol 50 2024. Já o Flamengo continua na liderança.
A força da marca Palmeiras ficou em 70,4, enquanto a do Corinthians caiu de 74,3 para 62,5, o que provocou a ultrapassagem. A força da marca é um indicador da consultoria que pondera investimento em marketing, patrimônio e desempenho dos negócios.
Em relação ao valor da marca, os dois times tiveram ganhos. O Palmeiras viu seu valor aumentar em 9%, para US$ 85,1 milhões. Já o Corinthians teve aumento de 27% em seu valor de marca, para US$ 49,1 milhões
A marca mais valiosa do País continua sendo a do Flamengo. O valor da marca do time carioca teve ligeira queda de 2%, sendo avaliada em US$ 99,9 milhões. O índice de força da marca do clube teve declínio marginal de 77,8 para 74,9, mas continua sendo o mais forte entre as marcas do futebol brasileiro.
De acordo com Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance do Brasil, a avaliação das marcas dos clubes de futebol serve para dimensionar o crescimento tanto do time quanto do negócio, pois ela fortalece o engajamento com os torcedores, atrai patrocinadores e aumenta as receitas provenientes de produtos licenciados e direitos de transmissão.
A consultoria também destacou iniciativas estratégicas de negócios que motivaram o sucesso financeiro dos clubes, como a transformação digital, com Flamengo e Palmeiras liderando com campanhas digitais inovadoras e experiências virtuais de torcedores, que ampliaram seu alcance global e impulsionaram as vendas de mercadorias. Também foi mencionado o compromisso do Santos em estimular jovens talentos, que levou a acordos de transferência lucrativos para o clube.