Uma impressionante pedra de esmeralda bruta — também conhecida como canga — com 92,5 kg foi encontrada na Serra da Carnaíba, na região semiárida da Bahia. Avaliada no leilão com lance mínimo de R$ 100 milhões, a “Pequena Notável” possui cristais de berilo verde-esmeralda em abundância e excelente conservação, incrustados numa matriz de xisto .
Com medidas aproximadas de 68 cm × 43 cm × 40 cm, ganhou esse apelido em homenagem à cantora Carmen Miranda, famosa por ser chamada de “Pequena Notável” . A artefato está sendo leiloado pela empresa Bid Leilão, com lances iniciais previstos para 8 de agosto, em formato totalmente online. Interessados podem conferir a pedra no site do leiloeiro ou agendar visita no Rio de Janeiro .
A esmeralda foi adquirida em agosto de 2024 por um empresário carioca do setor metalúrgico, que a manteve em seu acervo até decidir ofertá-la em leilão agora . Ela permanece em seu estado natural, sem lapidação — o que exigiria um processo posterior para transformá-la em peças como anéis ou colares .
🏛️ Contexto histórico
Em janeiro deste ano, uma esmeralda de cerca de 380 kg — apelidada “Esmeralda Bahia” — foi repatriada dos EUA após ter sido retirada ilegalmente do Brasil nos anos 2000. A gema estava avaliada em aproximadamente R$ 2,3 bilhões e ficará exposta no Museu Nacional do Rio de Janeiro