Cultura em Movimento reúne gestores e agentes culturais no Theatro Municipal de Valença

Com o objetivo de fortalecer a gestão pública da cultura e promover a formação de gestores e agentes culturais, Valença sediou nesta quarta-feira (15) o Encontro Territorial de Formação em Políticas Públicas da Cultura, Cultura em Movimento: Destravando a Gestão Pública da Cultura, uma iniciativa da Companhia de Artistas Independentes (CEPAC), com o apoio da Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento, realizado no Theatro Municipal de Valença, integrou representantes de diversos territórios culturais do Baixo Sul e teve como propósito capacitar gestores e agentes culturais, democratizar o acesso às políticas públicas e combater a desinformação sobre os instrumentos de gestão.

A abertura contou com uma belíssima apresentação de balé do Pontão de Cultura Mais Vida, seguida pela composição da mesa com nomes de destaque na área: o Secretário Municipal de Cultura, David Terra, o advogado especializado em Cultura, Dr. Alexandre Aguiar, o coordenador do Centro de Cultura Olívia Barradas, Otávio Mota, o conselheiro nacional de Cultura representando o Nordeste, Shaolin Barreto, o representante do Ministério da Cultura na Bahia, Ozéias Marx, e a representante do Comitê de Cultura da Bahia, Juliana Silva.

A programação se estendeu pelos dois turnos. Pela manhã, Shaolin Barreto apresentou uma palestra sobre as leis de fomento à cultura, destacando os avanços recentes no cenário nacional e a importância da territorialização das políticas culturais. À tarde, o público foi agraciado com a intervenção musical do artista Matheus Cardoso, que interpretou sua canção autoral “Prece a Nossa Senhora do Amparo”, seguida da palestra “Direitos Culturais e Marcos Legais da Cultura”, ministrada pelo Dr. Alexandre Aguiar.

Para o secretário de Cultura, David Terra, o encontro foi um marco para o fortalecimento das políticas culturais em Valença e em todo o território. “Este é um momento de aprendizado coletivo e de reafirmação do nosso compromisso com a cultura como direito. A formação, o diálogo e a articulação entre os agentes culturais são fundamentais para destravar os mecanismos de gestão e consolidar políticas públicas efetivas e democráticas”, destacou o secretário.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *