A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Salvador, entre os dias 28 e 29 de agosto, ratificou o caminho da prefeitura de Valença em atendimento à pauta.
Hoje o município tem um Organismo de Politicas para as Mulheres (OPM), e, conforme o regimento da Conferência, tem vaga garantida na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.
Isso se dá devido à instalação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Reparação Social (SEMPRE), e a reativação do Conselho de Direitos das Mulheres (COMDIM), após dez anos.
Já na etapa estadual foram 11 delegadas representando a cidade, e Vanessa Guedes foi eleita delegada para a etapa nacional representando o COMDIM.
O próximo passo na estruturação das políticas é a implementação de um fundo municipal, dotado de percentual direto do orçamento local, e captação por meio de recursos federais e estaduais, a exemplo de emendas parlamentares.
A secretária da SEMPRE, Flor Andrade, destaca que “a partir da escuta das Conferências vamos definir diretrizes que irão nortear a construção de um Plano Municipal”.
Flor Andrade contextualiza a conferência como chave para o protagonismo das mulheres nas decisões e formulação de políticas públicas a fim de fortalecer uma democracia sob constante ameaça.
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença