Histórico:
No dia 2 de agosto de 1920, na prova de pistola 50m por equipes, o time brasileiro formado por Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade conquistou o bronze. No mesmo dia, Afrânio da Costa, nos 50m de pistola livre 60 tiros, faturou a medalha de prata.
Um dia depois, no dia 3 de agosto, das conquistas dos dois primeiros pódios, Guilherme Paraense partiu para a disputa da pistola de tiro rápido 25m 60 tiros e garantiu a medalha de ouro ao somar 274 pontos.
Por esse motivo, o Clube de Tiro Esportivo de Valença, Arena CTE, na pessoa do seu gestor, instrutor de Armamento de Tiro, também instrutor IAT-ACADEPOL – Academia de Polícia Civil BA, IAT-IPC Francisco Neto, homenageando a primeira medalha olímpica do Brasil ocorrida em 1920, intercedeu em 2022 junto à Câmara Municipal de Valença que, contando com a sensibilidade em apresentar o projeto através do vereador Bertolino Júnior, também atirador desportivo, apoiado pelos demais edis da Casa do Povo, instituiu o dia 2 de agosto como Dia Municipal do Atirador Desportivo na cidade de Valença, Bahia.
Valença hoje figura como um centro de treinamento do tiro desportivo, realizando campeonatos regionais, nacionais e internacionais, atraindo atletas de toda Costa do Dendê e Recôncavo para participar dos torneios e treinamentos, onde, além de fomentar o esporte, também aquece a economia da cidade.