Recursos da PNAB em Valença serão aplicados com responsabilidade e diálogo

A Prefeitura Municipal de Valença, por meio da Secretaria de Cultura, já realizou esculta pública para debater as prioridades na aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O encontro reforçou a importância do diálogo com os fazedores de cultura e em construir coletivamente o Plano de Aplicação de Recursos, que orientará os investimentos culturais no município nos próximos anos.

De acordo com o Ministério da Cultura, Valença receberá R$2.555.930,32 , dividido em quatro ciclos, sendo o primeiro repasse de R$638.982,57. Uma das exigências é que pelo menos 25% do valor seja destinado ao programa Cultura Viva, que apoiará Pontos e Pontões de Cultura em Valença, além de prêmios e projetos comunitários. Outra obrigatoriedade é que 20% dos recursos sejam aplicados em territórios periféricos, garantindo acesso às comunidades historicamente marginalizadas.

“A gestão está atenta para que esses critérios fortaleçam a cultura local. O Cultura Viva, além de apoiar iniciativas comunitárias e mestres populares, pode atender diretamente essa exigência de aplicação em territórios periféricos. É uma oportunidade de descentralizar as ações e garantir que a cultura chegue a quem mais precisa”, destacou o secretário de Cultura, David Terra.

Segundo o Coordenador-Geral de Orientação e Capacitação a Estados, Distrito Federal e Municípios, do Ministério da Cultura, Fábio Riani Costa Perinotto, “os recursos podem ser aplicados em diversas frentes, como obras e reformas em equipamentos culturais, aquisição de materiais e equipamentos para espaços e eventos, além do lançamento de editais, prêmios e bolsas culturais”. Ainda segundo o coordenador-geral, também é possível direcionar para o fortalecimento de eventos já existentes calendarizados pelo município.

Com a definição das prioridades e o diálogo constante com os fazedores de cultura, a Prefeitura de Valença está empenhada em aplicar os recursos da PNAB de forma responsável, transparente e estratégica. O objetivo é assegurar que cada investimento contribua para a valorização dos artistas locais, a descentralização das ações culturais e o fortalecimento das tradições e equipamentos que compõem a identidade do município.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *