Valença mais uma vez é contemplada e recebe projeto entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro de 2025
O Projeto Verão Costa a Costa está de volta. A terceira edição foi lançada, nesta quarta-feira (18), em um café da manhã na Casa Artesanato da Bahia, no Porto da Barra, com a participação de atletas, representantes de federações esportivas e autoridades. O evento totalmente gratuito será realizado no período de 9 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, levando lazer e atividades esportivas para municípios do litoral baiano: da Costa das Baleias a Costa dos Coqueiros e Salvador.
Com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado, o projeto é uma inciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), com apoio de prefeituras municipais. O principal objetivo é incentivar a prática esportiva e promover a geração de renda, além de proporcionar lazer e atividades culturais para as localidades.
“As modalidades são diversas e podem ser adaptar de acordo com cada localidade. Como estamos de volta a Itacaré, este ano incluímos o surf. A corrida entrou na temporada de 2024 e fez um sucesso tamanho que decidimos incluir na programação”, disse o coordenador de Esportes da Setre, Gustavo Miranda, que ressaltou a importância do projeto na revelação de talentos. “Uma das nossas atletas de vôlei de praia contemplada com o Bolsa Esporte foi revelada no Costa a Costa”, pontuou.
Projeto consolidado
Para o secretário da Setre, Davdison Magalhães, o Costa a Costa é um projeto consolidado. “O projeto é nosso, do Governo do Estado, o esporte é nosso carro-chefe com foco na inclusão social dos jovens, mas o evento inclui atividades que contribuem para a geração de renda”, destacou. Magalhães, que deixa a pasta em janeiro de 2025, aposta no potencial do projeto de atrair novos parceiros. “Podemos atrair etapas de competições nacionais para o projeto e contar com o apoio do governo federal que nos dois primeiros anos precisou reestruturar o ministério”, disse.
A parceria com as federações esportivas tem sido fundamental para o sucesso do projeto. “A gente só consegue fazer bons eventos porque temos parceiros importantes que abraçam os nossos projetos”, disse o chefe de gabinete da Sudesb, Diogo Rios. Além das federações, as prefeituras municipais também se mobilizam e apoiam o projeto. “Participamos da primeira edição e estamos retornando agora na terceira. O esporte é a maior ponte de inclusão social e vamos estar de braços abertos para receber o Costa a Costa”, disse o prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, presente no lançamento.Calendário
Alcobaça (9 a 12 de janeiro 2025)
Porto Seguro (16 a 19 de janeiro)
Itacaré (23 a 26 de janeiro)
Valença (30 de janeiro a 2 de fevereiro)
Camaçari (6 a 9 de fevereiro)
Salvador (13 a 16 de fevereiro)