Fundada em 25 de março de 1932 por componentes da extinta Filarmônica Industrial de Valença, a Filarmônica 24 de Outubro celebra hoje seus 92 anos de existência.
A Filarmônica 24 de Outubro é uma sociedade que atualmente é presidida por Nilson Borges. “O nome 24 de outubro é em homenagem a data de extinção no ano de 1932 da Filarmônica Industrial, que era patrocinada pela Companhia Valença Industrial, a primeira fábrica de tecidos do Brasil, no entanto como foi extinta, juntaram aqueles músicos que ficaram sem representação e fundaram a Sociedade Filarmônica 24 de Outubro”, disse Nilson em entrevista ao JVA, no ano de 2022.
Os fundadores da entidade foram o senhor Ismael Queiroz, Antônio Abade e Alípio de Queiroz. Todos naturais de Valença e grandes impulsionadores da sociedade. Ao longo dos anos a banda foi criando novos músicos, que se destacaram no mundo da música.
A instituição é conduzida pelo Mestre Regente Cristiano Campos Rosário (Kiko). Mestre Kiko faz parte da história do grupo desde 1997, de membro a professor e atual mestre regente. Uma caminhada inspirada em seu avô, pai e tio, que passaram pela Filarmônica.
A Filarmonica24 de Outubro busca resgatar, fortalecer e impedir que desapareça uma das maiores tradições do município. Vem fazendo história em Valença e região. Beneficiando, inclusive, crianças e adolescentes de baixa renda, que aprendem musica gratuitamente. As aulas acontecem dias de terças e quintas-feiras, com aulas teóricas e práticas, com flauta doce e instrumental e ensaios nas segundas, quartas e sextas-feiras.