A pessoa mais velha do mundo, Maria Branyas Morera, morreu aos 117 anos, conforme anunciou sua família nas redes sociais
O Guinness World Records também emitiu um comunicado confirmando sua morte aos 117 anos e 168 dias, tornando-a a oitava pessoa a atingir a idade mais velha verificada na história.
“Mary faleceu pacificamente no lar de idosos na Catalunha, Espanha, onde residiu durante duas décadas”, afirmou o comunicado do Guinness World Records, que acrescentou que ela morreu na segunda-feira (19).
Nesta terça-feira (20), a família de Morera publicou um post em sua conta X anunciando sua morte.
“Ela saiu como queria: dormindo, em paz e sem dor”, dizia o post.
Sua família acrescentou que Morera lhes disse pouco antes de sua morte: “Não sei quando, mas muito em breve esta longa jornada chegará ao fim, sorridente, livre e satisfeita”.
Morera foi eleita a pessoa viva mais velha do mundo pelo Livro dos Recordes em janeiro de 2023, após a morte da freira francesa André, aos 118 anos.
Ela disse ao Guinness World Records que viveu uma vida tão longa graças à “ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, sem preocupações, sem arrependimentos, com muita positividade e afastamento”. de pessoas tóxicas.
“Acho que a longevidade também tem a ver com sorte. Sorte e boa genética”, acrescentou.
Ele nasceu em 4 de março de 1907, dois anos antes do início da construção do malfadado Titanic.
Morera nasceu um ano depois que seus pais emigraram da Espanha para os Estados Unidos. Oito anos depois, a família mudou-se novamente, chegando a Barcelona durante a Primeira Guerra Mundial. A vida de Morera também passou pela Guerra Civil Espanhola e pela Segunda Guerra Mundial.
Ele passou as últimas décadas de sua vida em uma casa de repouso na Catalunha, onde, apesar da idade avançada, Morera usou o X – com uma pequena ajuda de sua filha – para se comunicar com seus milhares de seguidores.
“Sou velha, muito velha, mas não sou idiota”, diz sua biografia na rede social.
Acredita-se que Morera seja uma das pessoas mais velhas a se recuperar da Covid-19, após testar positivo para o vírus em maio de 2020.
De acordo com o Gerontological Research Group, uma organização científica sem fins lucrativos que valida as idades de pessoas com pelo menos 110 anos de idade, a pessoa viva mais velha é, agora, uma japonesa de 116 anos chamada Tomiko Itooka.
O título de pessoa mais velha já registrada pertence a Jeanne Louise Calment. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, ela viveu 122 anos e 164 dias, segundo o Guinness World Records.